quarta-feira, 23 de junho de 2010

Tenho certeza de que concordamos ser o discipulado algo de importância para as nossas vidas e para a igreja a qual estamos ligados. Talvez somos pessoas que de alguma forma estamos tentando desenvolver o discipulado em nossos ministérios .

Espero que alguns de nós abandonem a concepção de que discipulado é um ministério da igreja que se preocupa com novos convertidos. Nossa oração é que sejamos libertados da idéia. Entretanto será que era isto que Jesus tinha em mente ? O discipulado que ele praticou produziu personalidades expressivas A maneira de Jesus discipular deu origem a homens e mulheres que impactaram a sociedade em que viviam . O discipulado praticado por Jesus forjou homens e mulheres que mudaram a história de suas próprias vidas e a história de sua região. Alguns chegaram a influenciar as personalidades das grandes potências da época.O discipulado de Jesus produziu líderes, que por sua vez geravam outros líderes.

Estamos aqui para aferir o tipo de discipulado que praticamos com o tipo de discipulado que Jesus realizava.
Muitos de nós precisamos avaliar e reavaliar nossos conceitos sobre discipulado. Tenho notado , andando por diversas partes de nossa nação que muitos líderes estão desanimados com os resultados que estão alcançando com o discipulado que desenvolvem . Creio que isto pode estar ligado ao fato de estes líderes estarem desenvolvendo um discipulado pouco parecido com o de Jesus.

2 Coríntios 11:3 “. . . Mas receio que, assim como a serpente enganou a Eva com a sua astúcia, assim também seja corrompida a vossa mente e se aparte da simplicidade e pureza devidas a Cristo”.

Creio que complicamos muito o discipulado.
O discipulado que Jesus praticou, que viveu era simples e descomplicado.

O discipulado praticado pela Igreja primitiva, também foi simples. Havia pouco ou quase nenhum papel circulando. O desenvolvimento e crescimento da igreja se dava muito mais por causa do testemunho de vidas transformadas , do que pelo marqueting , da campanha, dos eventos . A pregação, o Kerigma era acompanhado de poder. Poder nos lábios de quem pregava ou ensinava, poder alcançando vidas e transformando-as.

Kerigma ( proclamação ) + Vidas transformadas + poder de Deus ( sinais e prodígios)


A situação atual
Para cumprirmos com a nossa missão, como igreja de Jesus, temos que levar em conta alguns aspectos relativos ao homem e de como ele recebe nossa mensagem, nosso desafio, nosso convite para que ele caminhe conosco ao lado de Jesus.

As informações e as mensagens chegam em situações diferentes do que na época da Igreja Primitiva, assim como são diferentes do que a 10 anos atrás.

Nos tempos da igreja primitiva o mundo era pequeno. As pessoas conheciam pouca gente. Pouco se sabia, além dos limites geográficos. Notícias chegavam apenas semanas ou meses depois do ocorrido.
Na mente de uma pessoa circulavam pouquíssimas informações. Havia um grande espaço na mente para a reflexão, e a meditação . Qualquer novidade era uma grande novidade. Qualquer assunto era um grande assunto.

Hoje , nos grandes centros urbanos e até mesmo nos mais longínquos lugares , as coisas mudaram. As pessoas são literalmente bombardeadas com milhares de informações . A telefonia, o rádio, a televisão, ( antenas parabólicas) a informática - tudo isto mudou rapidamente o nosso mundo.

O Evangelho , agora, tem que disputar na cabeça das pessoas, um lugar. A Boa nova chega emparelhada com outras “boas novas” do materialismo, do consumismo, do misticismo, do humanismo, da indústria do lazer e do prazer.
Os homens , em nossos dias , estão muito mais bem informados. Questionam mais e não aceitam qualquer coisa rapidamente. Nos tempos de Cristo as pessoas conheciam poucas opções religiosas. A maior parte conhecia o Judaísmo . Uma outra parte acrescia alguns conhecimentos da mitologia dos romanos, e a filosofia dos gregos.

Hoje nosso vizinho católico , freqüenta o espiritismo de Alan Kardeck, simultaneamente frequenta reuniões da umbanda, Candomblé, consulta búzios, tarô, vai a casa das benzedeiras, visita a cartomante, compra revistas dos testemunhas de Jeová, escuta as Fms dos adventistas , assiste os programas de TV da universal , faz as orações da Sheicho-no-ie, acende incenso dos Hare Crishna, e é acossado pelos mormons e seguidores do reverendo Moon.

Como isso não bastasse, ele ainda acredita em poder dos cristais, em cromoterapia, no poder das pirâmides, acredita em gnomos, duendes e em Florais de Bach, faz mapa astral, assiste palestras da Gnose . Outros estão enfiados e compactuados com a maçonaria, com o esoterismo e a teosofia, e fraternidade Rosacruz

O papa foi incentivado a se tornar um andarilho, ou melhor, um aeronauta espiritual. Faltam poucos países para que ele complete um feito inédito. Visitar todas as nações do mundo. Algumas delas já foram visitadas mais que uma vez.

Além disso há um despertamento idólatra em nosso país. Como nunca, a igreja católica está investindo alto na reconquista daqueles que escaparam de suas mãos. Diversas agências de marqueting foram contratadas para estudarem um “avivamento católico”, e ele já começou.
Padres brasileiros frequentaram junto com especialistas e institutos de pesquisas diversas igrejas evangélicas. Depois de um tempo desenvolveram uma estratégia quase fac-símele . Copiaram tudo que foi possível. Abandonaram aquelas missas chatas e monótonas e adotaram o estilo “gospel”.
Criaram e produziram em laboratório de comunicação padres comunicadores, como o padre Marcelo, Jorjão e Padre Zeca. Hinos evangélicos foram surrupiados, corinhos e cânticos adaptados .
Missas com 400 pessoas agora são frequentadas por 5.000 . Fale-se em 30.000 .Shows com direito a agua benta de balde , e “aeróbica do Senhor”, músicas com coreografia para crianças , isso tudo - tem levado milhares ao delírio com o desfile do “santíssimo”.

Roma emprestou uma nota altíssima para que Redes de Televisão fossem compradas e ampliadas. Centenas de rádios estão sendo adquiridas para a pregação do “Novo Catolicismo”

A confusão está armada . Agora o povo está completamente confuso. Ele vê a mesma pessoa, falando em línguas, dando uma profecia, ungindo doente com óleo, e simultaneamente, se prostrando diante da imagem de um santo, e rezando uma ave Maria.

Ele ouve sobre Jesus, sobre dons espirituais, terço bizantino,e , oração pelos mortos, infalibilidade papal.

Simultaneamente, há um despertamento ao culto a Maria. Centenas de eventos estão sendo programados para festejar Maria na virada do século.

O Vaticano está acelerando os processos de beatificação e de canonização de vários futuros santos de dezenas de nações, como estratégia de ter pelo menos um católico canonizado de cada nação. Uma equipe do Papa está viajando pelo mundo à procura de novos santos para engrossarem as fileiras da idolatria.

Estão colocando Biblias nas mãos do povo. Literatura super produzidas estão multiplicando as livrarias. Além disso, o misticismo, na onda da virada do milênio, está invadindo os shopings. A nova era virou moda. Só se fala em energia, chacras, aura .

A medicina está se tornado alternativa. A cura agora se dá através do poder dos minerais, cristais, e das cores, da Cromoterapia e florais de bach, Cha do Santo Daime, imposição de mãos do Frei Ugolino e Pedro Griza.

Do lado evangélico a coisa não está diferente.

A igreja dos nossos dias esta marcada pelas tentativas de correr atrás do inusitado, do fantástico, do mirabolante. Verdadeiras ondas teológicas e eclesiasticas chegam, arrasam e se esvanecem , deixando atrás de si um povo confuso, sem conteúdo, e o que é pior - sem nenhuma ou pouca evidência de mudança e transformação no seu caráter.

Cair pra trás, cair pra frente, o suor santo, ‘pó de ouro nas mãos, obturação de dentes, dente de ouro, cruzada anti- óculos. Fazer o braço crescer, o sopro do espírito, unção do riso, vômito santo , areia do mar da Galiléia, sal do mar morto, o vale do sal, óleo santo, espada de Gideão, a arca de Obede -Edon, o Corredor dos 70, A tenda dos milagres, a rosa de Sarom, o manto sagrado, agua do rio Jordão, fita do Senhor Jesus, O pão de Belem, fogueira santa de Israel, O mergulho sagrado ( naamã ), Jogar a rede do lado esquerdo, o carnê da benção, o “sacrifício”


Sim , este é o retrato do homem de hoje. É a realidade do nosso vizinho, do nosso amigo, do nosso parente . Ele está recebendo tudo isto de uma vez . Ele tem tudo para ficar confuso.
A mensagem do Evangelho , nestes dias tem que disputar lugar na mente dos homens. No coração deles habitam uma centena de ídolos, de deuses, de gnos, duendes . Mais do que nunca a pregação da palavra, tem que vir acompanhada de muita dependência do Espírito Santo. Nossa mensagem tem que ter mais do que informações superficiais.
Hoje, mais do que nunca o homem de nossos dias quer mais do que discurso. Ele quer ver vidas transformadas. Ele quer ter a certeza de que o discurso está associado a algum tipo de poder que afeta, que muda a realidade, altera a história daqueles que se submetem a uma determinada doutrina ou ensino .

Veja o caso da umbanda e do candomblé.

Eles não tem um seminário que prepara os pais e mães de santo, os babalorixás .
Raramente promovem congressos, encontros e retiros.
Não conheço editoras. Seus livros são insignificantes.
Não distribuem folhetos nas casas.
Não fazem campanhas de evangelismo.
Não fazem campanhas em estádios.
Não fazem marchas, não pregam ao ar livre.
Raros são os programas de rádio ou de televisão
Não tem redes de televisão, nem de rádio. Não tem gravadoras , não produzem discos nem CDs.
Não promovem escolas dominicais, não tem reunião de jovens nem de aadolescentes, nem sociedade de Senhoras, nem Sociedade de Homens, nem departamento infantil, não tem conjuntos musicais, nem corais.
Não formam ministros de músicas, nem Educadores. Não fazem retiros pra jovens, nem para casais.

Então perguntamos :

E por que será que nós temos tudo isto e não crescemos .

Por que eles crescem tanto ? ( mesmo neste sincretismo todo ) = Em 1900 conhecia-se apenas pouco mais de 1.000 terreiros . Hoje eles são mais de 500.00 terreiros no Brasil e agora invadindo os países do mercosul ( Paraguai, Argentina, Uruguai, Chile )

Eles só tem, uma estratégia que se parece com a nossa : Grupos de discipulado e Grupos familiares nas casas.

Além disso há uma coisa que eles teêm e talvez . . . lamentavelmente muitos de nós não temos, ou não cremos . . . : eles creem no poder que opera em suas vidas.

Qualquer um pode ver que os demônios existem e que os possui e que lhes fornece um poder que desafia a razão, a ciência. Um poder que se manifesta. Um poder Real. Um poder que se materializa, que se enxerga.

Entretanto, queridos, a Bíblia nos fala que somos um povo especial. Somos uma raça eleita, uma nação Santa, um povo de propriedade exclusiva de Deus. Somos um reino de sacerdotes.
Temos acesso direto a presença de Deus e podemos receber dele poder para interferir na nossa própria história e na história daqueles que estão à nossa volta.

Deus é um Deus que atua e opera entre os homens.

Salmos 72:18 ¶ Bendito seja o SENHOR Deus, o Deus de Israel, que só ele opera prodígios.

Salmos 74:12 ¶ Ora, Deus, meu Rei, é desde a antiguidade; ele é quem opera feitos salvadores no meio da terra.

Daniel 4:35 Todos os moradores da terra são por ele reputados em nada; e, segundo a sua vontade, ele opera com o exército do céu e os moradores da terra; não há quem lhe possa deter a mão, nem lhe dizer: Que fazes?

Gálatas 3:5 Aquele, pois, que vos concede o Espírito e que opera milagres entre vós, porventura, o faz pelas obras da lei ou pela pregação da fé?

Efésios 3:20 Ora, àquele que é poderoso para fazer infinitamente mais do que tudo quanto pedimos ou pensamos, conforme o seu poder que opera em nós,

Colossenses 1:29 para isso é que eu também me afadigo, esforçando-me o mais possível, segundo a sua eficácia que opera eficientemente em mim.


Enérguéia = o poder que levantou Jesus , o mesmo poder está à disposição da Igreja, só que . . . não usamos, ou talvez . . nem cremos mais que ele está ainda operando e à nossa disposição.

Outra observação : deixamos de fazer , o que os umbandistas e adeptos dos demais cultos afro fazem com naturalidade : o discernimento acompanhado de solidariedade.
Eles enxergam quem está com problema e logo sugerem : “... ___que tal ir até o terreiro que eu frequento e levar um passe, um descarrego ?

Nada parecido com o comportamento dos membros de muitas de nossas igrejas.

Muitos estão à nossa volta, anos e anos. Entretanto temos vergonha de lhes apresentar Jesus e os princípios da Palavra de Deus que poderiam afetar aquelas vidas.

Muitos até entram em nossos templos, mas não temos sido um povo amigável e acolhedor. Ex de Mahatma Gandy e a igreja reformada da África do Sul.

Muitos entram e saem sem mesmo lhe perguntarem o nome, ou mesmo receberem um aperto de mão , ou um sorriso.

Outra observação : os adeptos do culto afro continuam discipulando. Pai de Santo forma outro Pai de Santo. Mãe de Santo forma outra mãe de Santo. Existe transferência de vida. Existe uma sintonia entre doutrina e prática da doutrina. Existe militância, ( jejuns, de sete dias) , sacrifício, compromisso, zelo, dedicação, ( a noite inteira )

Uma das coisas que precisamos deixar Deus moldar em nosso caráter é o zelo .

2 Coríntios 8:22 Com eles, enviamos nosso irmão cujo zelo, em muitas ocasiões e de muitos modos, temos experimentado; agora, porém, se mostra ainda mais zeloso pela muita confiança em vós.

2 Coríntios 9:2 porque bem reconheço a vossa presteza, da qual me glorio junto aos macedônios, dizendo que a Acaia está preparada desde o ano passado; e o vosso zelo tem estimulado a muitíssimos.

Além disso, é de suma importância estar bem preparados para responder às indagações, dúvidas, e questionamentos do homem de nossos dias.

Há muitos de nós que nos iludimos pensando que alguns meses de preparo nos capacitam para o ministério. Esquecemo-nos de que o Reino de Deus é coisa séria e como tal exige dedicação, estudo, aperfeiçoamento . Tudo isto não se obtém como resposta mágica de uma oração.
Isto demanda tempo. Estar preparado exige passar bom tempo de adestramento.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial