segunda-feira, 13 de abril de 2009

CONTINUANDO A CONVERSÃO

A CONVERSÃO IMPLICA EM VIVER UMA ETAPA DE DESESTRUTURAÇÃO

Filipenses 3: 7-8
". . . Mas o que para mim era lucro eu o tive como perda, por amor de Cristo. Mais ainda "Tudo eu considero perda, pela excelência do conhecimento de Cristo Jesus, meu Senhor. Por Ele, eu perdi tudo e tudo considero como esterco, para ganhar a Cristo . "

Há na vida, um momento em que as coisas " de antes "precisam ser tidas como lixo. Se não tivermos a coragem de chamá-las assim, corremos o risco de não nos converter de fato, de não renascer para uma nova vida.
Além disso, a conversão autêntica nos leva a sentir náuseas da nossa velha maneira de viver. O estilo de vida anterior , a uma certa altura do processo aparece como contraditório e frustrante.

Não só porque nos impede de viver os novos valores de maneira autêntica, mas porque nem mesmo permite experimentar uma satisfação plena das nossas necessidades. O pecado e seu prazer já não satisfazem como antes.

Conta-se que Santo Agostinho, vivia em Hipona, cidade onde passou grande parte de sua vida. Antes de se converter a Jesus, Agostinho levava uma vida pecaminosa. Era homem boêmio, dado à bebida.

Em sua devassidão moral , viveu com várias prostitutas. Entretanto, depois de seu encontro com Jesus, Agostinho desce do mosteiro onde se recolheu para meditar e vai até a sua cidade.
Andava ele pelas mesmas ruas onde antes se deleitava com os prazeres da carne quando, de repente uma de suas amantes o reconhece e grita por seu nome. “. . . Agostinho ! ! ! , Agostinho ! ! !

Entretanto, sem olhar para trás, ele acelera seu passo, enquanto a prostituta continuava a persegui-lo gritando : Agostinho ! ! ! , Agostinho . . . até que , finalmente o agarra e lhe diz

“____”Agostinho, não me reconheces ? Sou eu . . . sou eu , sua amante de tantas noitadas !

Agostinho, fitando-a nos olhos diz emocionado : “____ Sim , de fato és tu , entretanto eu não sou mais eu .” Agora Cristo vive em mim.

Você já experimentou esta etapa em sua vida ? Você cre firmemente que Cristo vive em você, que você já não é mais o mesmo de antes de conhecê-lo e de se entregar a Ele como seu Salvador e Senhor ?

Por esta razão, gostaria de ajudá-los a entender que o pecado tem que ser tratado com seriedade na vida de todo discípulo de Jesus.

O pecado tem sido responsável por esta sensação de mal estar, por este vazio espiritual, por este tédio da fé de muitos.

A conversão é uma etapa de desestruturação, porque é o momento em que a pessoa percebe que precisa livrar-se de determinadas estruturas sobre as quais tinha fundamentado a própria vida. É uma etapa de desmonte, de desmanche, de demolição, de reforma

A atração por Deus , pelo transcendente, pelas coisas espirituais e a decepção de um certo estilo de vida anterior despertam nela uma necessidade profunda de mudar. De caminhar na direção do novo, do inusitado, de começar a pensar nas coisas do alto.

COLOSSENSES 3 : 1 "Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus.
Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus [sobre os filhos da desobediência.

Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas.
Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou; Revesti-vos, pois, como eleitos de Deus, santos e amados, de ternos afetos de misericórdia, de bondade, de humildade, de mansidão, de longanimidade.
Suportai-vos uns aos outros, perdoai-vos mutuamente, caso alguém tenha motivo de queixa contra outrem. Assim como o Senhor vos perdoou, assim também perdoai vós;
acima de tudo isto, porém, esteja o amor, que é o vínculo da perfeição.
Seja a paz de Cristo o árbitro em vosso coração, à qual, também, fostes chamados em um só corpo; e sede agradecidos.
Habite, ricamente, em vós a palavra de Cristo; instruí-vos e aconselhai-vos mutuamente em toda a sabedoria, louvando a Deus, com salmos, e hinos, e cânticos espirituais, com gratidão, em vosso coração.
E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

4 Comentários:

Às 15 de abril de 2009 às 06:57 , Blogger Sneirouz disse...

Obrigada Pr. Paulo por estar nos ensinando a praticar a VIDA CRISTÃ e a não sermos apenas ouvintes. Aprendemos que a vida cristã não é somente uma teoria mas uma prática diária que irá ao final, beneficiar quem a pratica, encher-nos de alegria em sabermos que nosso coração está se tornando conforme o coração de Deus.

 
Às 20 de abril de 2009 às 11:01 , Blogger Miriane Vianna disse...

Querido e amado Pastor,

não sabia que tinhas um espaço neste mundo virtual. Fiquei feliz por saber que poderei ler os teus escritos quando tiver vontade, rs.
Uma semana abençoada.

Deus te abençoe hoje e sempre.
Abraço.

 
Às 9 de dezembro de 2016 às 18:20 , Blogger Milton disse...

Maravilha Deus continue abençoando sua vida.

 
Às 9 de dezembro de 2016 às 18:20 , Blogger Milton disse...

Maravilha Deus continue abençoando sua vida.

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial