segunda-feira, 13 de abril de 2009


ESTUDOS SOBRE CONVERSÃO
Pr. Paulo Solonca

JOÃO 3:3" Em verdade, em verdade te digo que se alguém não nascer de novo, não pode ver o Reino de Deus”

A IMPORTÂNCIA DE CONVERTER-SE .

Discípulo de Jesus que não sabe o que significa conversão , novo nascimento, ou nova vida, é alguém fadado ao fracasso espiritual. Veja o que Ele afirma em João 3:7 ". . . Não te admires de eu te haver dito : Necessário vos é nascer de novo ".

MATEUS 18:3 "Se não vos converterdes e não vos tornardes como criancinhas, de modo algum entrareis no Reino do Céu. "

Você sabe o que é conversão ?

Converter-se é um termo que tem as seguintes conotações :

1. Deixar-se conduzir à fé que se julga ser a verdadeira:
2. Mudar de partido, de parecer, de modo de vida:
3. Mudar (uma coisa) em outra de forma e/ou propriedade diferente;
4. Substituir alguma coisa por outra
6.Transformar-se, mudar-se, transmudar-se:
7.Mudar de opinião, e

Converter-se a Jesus Cristo é decidir-se firmemente por Ele, seus ensinos, e, proposta de vida.

É a experiência maravilhosa de transformação de nosso caráter que começa com o novo nascimento e continua até o fim da vida .

É andar segundo a vida do Espírito que nos reveste de Cristo.
É colocar-se no caminho de Cristo e segui-lo.
É romper com a velha vida.
É mudar de mentalidade, deixar-se guiar pelos critérios do Espírito e não mais pela carne.


CONVERTER-SE É SAIR DAS TREVAS E VIR PARA A LUZ

A conversão é iniciada geralmente por uma crise onde se percebe estar em trevas. É o momento que se admite estar indo para uma direção errada , acompanhado de um desejo de mudar de direção e ir ao encontro da luz.

Os Evangelhos nos explicam que a conversão é caracterizada por libertação das trevas e entrada para o Reino da luz, já que Jesus é a luz do mundo , a verdadeira luz que ilumina a todo o homem. João 1: 4-9

João 8 : 12 , 31 - 32
“. . . Eu sou a luz do mundo; quem me segue não andará nas trevas, pelo contrário terá a luz da vida

Jesus, disse , ainda em relação às consequências de segui-lo :

“. . . Se vós permanecerdes na minha palavra, sois verdadeiramente meus discípulos e conhecereis a verdade e a verdade vos libertará.

João 8 :32 tem sido usado como um texto isolado para justificar uma dezena de pretensas propostas de libertação. Entretanto poucos notam que a verdade que liberta está intimamente e inseparavelmente ligada à condição de se tornar um discípulo . Discípulo caracterizado pelo apego e permanência na palavra.

Lucas 4:18

“. . . O Espírito do senhor está sobre mim, pelo que me ungiu para evangelizar os pobres, enviou-me para proclamar libertação a, e restaurar a vista aos cegos, para por em liberdade os oprimidos, e apregoar o ano aceitável do Senhor. “os cativos

Todos nós, antes do novo nascimento, vivíamos na cegueira espiritual. Não percebíamos o mal que estava em nós. Não nos dávamos conta do quão egoístas e impuros éramos. Não conseguíamos enxergar as nossa falhas, nossos defeitos, nossos pecados .
Por esta razão estamos enfatizando que - para a conversão é muito importante o sair das trevas, da cegueira e vir para a luz

Colossences 1:13
“. . . Ele nos libertou do império das trevas e nos transportou para o reino do Filho do seu amor. “

É preciso compreender que a conversão implica em uma caminhada onde se descobre que Deus está acima de todas as coisas, e é muito maior do que nossos projetos e ideais.

Deus é , muitas vezes , contrário de como o imaginamos e transcende infinitamente a nossa realidade de criaturas humanas.

Deus não pode ser entendido nem explicado pela nossa razão, nem pela nossa lógica míope, nem atingido pelas nossas sensações emocionais.

A Bíblia diz em .Isaias 55 : 9 que os seus caminhos não são os nossos caminhos ,nem os seus pensamentos - os nossos pensamentos..

Diante de um Deus assim transcendente, a gente acaba descobrindo de que a única resposta válida é a transcendência de si mesmo e do próprio mundo.

A conversão se torna portando num processo paciente de transformação de nossa própria história.

Isto exige coragem, penetra todo nosso ser e se articula , se processa e acaba por acontecer por fases precisas e bem definidas.
Por ocasião do início da conversão, uma luz invade aquele que passa pelo Novo Nascimento e progressivamente o faz descobrir os falsos deuses do passado.

Até a nossa hierarquia de valores, a nossa maneira própria de interpretar a realidade, simpatias, apegos, de todo tipo, às pessoas ou às coisas . . . , tudo aquilo que é um ídolo e que ocupa o lugar de Deus . . . tudo sai das trevas e é iluminado pela luz do Espírito Santo.

Quanto mais nos aproximamos de Deus, tanto mais nos tornamos sensíveis a tudo o que, de certa forma, dele nos afasta.

Quando Deus se revela a uma pessoa, tudo mais perde valor, ou assume um valor novo, diferente e indescritível. Jesus , certa vez, explicou esta realidade - de descobrir o valor de se converter e se agregar a seu Reino.

Ele comparou o processo da conversão à atitude de :

a) alguém que vende tudo o que tem para comprar um campo onde encontrara um tesouro escondido
b) um colecionador de pérolas que tendo encontrado uma pérola de grande valor, se desfaz de sua coleção de pérolas ,vendendo-as para adquirir uma única pérola, porém de valor imensurável.

Em ambas as comparações , percebe-se um clara e definida decisão, baseada numa reavaliação de valores.

Em outras palavras, ao nos depararmos com a possibilidade de nos tornar discípulos de Jesus Cristo, somos levados a uma confrontação dos nossos valores.

Quando isto acontece, nos damos conta de que aquilo que nos parecia indispensável - já não é mais.

O que era importante - já não é tão importante.

Aquele amor ou paixão que satisfazia nosso coração e do qual parecia-nos impossível prescindir, abrir mão ou abandonar - mostra-se, na realidade, uma paixão muito pobre para um coração chamado a apaixonar-se por Deus e chamado a ser-lhe fiel . A devoção a Deus passa a ser mais significativa do que outros amores.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial