domingo, 11 de julho de 2010

VIVENDO SOB UMA ALIANÇA

VIVENDO SOB UMA ALIANÇA
Paulo Solonca

Não é fácil viver algumas horas, diariamente, com uma outra pessoa tanto no trabalho, como na escola, ou na comunidade. Somos pessoas diferentes umas das outras. Temos genes diferentes, educação , cultura, caráter, formação, gostos, valores, habilidades, dons, talentos diferentes e sexos distintos.
Entretanto, admitamos ou não, todo ser humano precisa de relacionamentos. Ninguém consegue viver sozinho. Tanto homens como mulheres, precisam aprender a se relacionar uns com os outros. Tentar viver sem se relacionar com outros é uma utopia. O isolamento é uma ilusão, uma fraude, um engano. Homem algum foi criado para viver isolado.
Deus é um ser que sempre priorizou relacionamentos. Em Gênesis 1:26 lemos: "... façamos o homem". Logo no primeiro capítulo da Bíblia surge a revelação de um Deus que não se contenta em ser apenas uma pessoa. O texto vem no plural: "façamos" o homem. Em sua infinita sabedoria, Deus se apresenta como um Deus trino; Pai, Filho e Espírito Santo.
O Deus que a Bíblia nos apresenta é um Deus relacional. Um Deus que sente necessidade de relacionamentos.
No segundo capítulo de Gênesis no versículo 18 lemos: "... não é bom que o homem esteja só; far-lhe-ei uma auxiliadora".

Nota-se aí Deus concluindo não ser bom o homem viver sozinho. Deus não projetou o homem para viver isolado e solitário: Um homem desacompanhado não satisfazia a mente do Criador.
No terceiro capítulo de Gênesis, versos 8 a 10 - fala-se que Deus andava pelo jardim do Éden e conversava com Adão e sua esposa. O texto diz ainda que Deus estava preocupado com o homem e o chamava : “ ... onde estás?”
Agora pense nisso: Deus nos fez imagem e semelhança dele. Portanto, quem quiser dar um passo significativo em direção ao resgate da “imagem e semelhança” de Deus em sua vida... deve entender e viver intensamente os seus relacionamentos, pois um dos atributos de Deus é a Sua relação com outras pessoas.
Pessoas que se negam viver relacionamentos , não são saudáveis. São pessoas doentes e infelizes. A tentativa de suprimir ou evitar o relacionamento com o seu próximo é um pecado que irrita a Deus.
O primeiro a cair nesse erro foi Caim. Ele executou um plano de assassinar o seu irmão por não suportá-lo. Ele se livrou de alguém que o fazia se sentir desprezado. Ele se livrou de um irmão do qual tinha inveja. Ao matá-lo, Caim provoca a repulsa de Deus a ponto de o Senhor amaldiçoá-lo. (Gn 4:11)

A família de nossos dias está perdendo o seu sabor porque, entre outras coisas, desaprendeu a viver com qualidade os seus relacionamentos. Quando Deus planejou a família, Ele a fez para ser uma comunidade de relações profundas, prazerosas e significativas.
Uma das características mais marcantes de uma família cristã é o amor intenso que seus membros demonstram um para com o outro. O apóstolo João escreveu dizendo que ninguém pode ter a pretensão de amar ao Deus invisível, se ainda não conseguiu amar seu irmão que é visível.
Aí está a solução para aqueles cristãos que não conseguem sentir amor genuíno por Deus. Primeiro é preciso aprender a amar aqueles que estão à nossa volta. Depois, podemos entender como funciona o amor entre Deus e nós , suas criaturas. Os integrantes de nossa família precisam ser amados tanto quanto amamos a Deus.
Jesus ensinou que amar a Deus, amar ao próximo e amar a si mesmo estão no mesmo grau de valor, de importância para Deus.
Em João 14:21 lemos a palavra de Jesus dizendo: “... Aquele que me ama guardará a minha palavra e o Pai o amará e viremos a ele e nele faremos morada.”
Amar a o nosso conjuge é amar o Deus que vive nele. Isto significa também que, negar-me a relacionar-me com ele é negar-me a manter um relacionamento com o O Deus/Espírito Santo que nele habita.
Odiar nosso cônjuge é odiar o Deus que nele habita. Fazer o bem para o meu cônjuge é fazer o bem para o Deus que nele habita.

Jesus chegou a explicar isto de modo enfático quando diz: “... Quando deres um copo de água a um destes meus pequeninos, a mim o fizestes. Quando negastes água para um deles, a mim o negastes.”. É muito importante que casais cristãos se conscientizem sobre o valor desta disciplina da vida cristã.
Em Gênesis 2:24 está escrito: “... Por isso deixa o homem pai e mãe, e se une a sua mulher, tornando-se os dois uma só carne.”
O ideal de relação de Deus é elevado. O relacionamento de um homem com sua esposa deveria chegar a um nível tão alto que pudessem vivenciar uma unidade não apenas física, mas também uma unidade de mente e coração. Deus quer que você e sua esposa tenham um relacionamento integral .Eclesiastes 4:9 Provérbios 18:1

Insistir na solidão é rebelar-se contra a mais pura sabedoria. É falta de bom senso. A solidão só é válida quando nos determinamos temporariamente a buscar o Senhor. Entretanto estes momentos de solidão devem servir apenas de recursos para podermos voltar para uma vida de relacionamentos intensos e cordiais com os demais seres humanos.
A Bíblia, em momento algum, defende a vida monástica. O desenvolvimento de uma espiritualidade apenas vertical, do homem com seu Deus - é incompleto. Ficar curtindo um êxtase pessoal e tentar permanecer ali, exclusivamente, é egoísmo espiritual.

O bom relacionamento entre pessoas não acontece por acaso. Não acontecem automaticamente ou casualmente. Eles envolvem uma determinação consciente de querer dar o primeiro passo.

Para quem é um seguidor de Jesus trata-se de uma questão de vontade e de decidir andar pela fé, uma fé que crê ser a Palavra de Deus mais verdadeira do que qualquer sentimento humano.
A amizade baseia-se num intercâmbio entre os dois. O grau de amizade varia de acordo com a capacidade que cada uma tem de liberta-se do “ego" e permitir o desenvolvimento da habilidade de dar-se .
Depende também da capacidade de aceitar o que está sendo dado. A Bíblia dá muita ênfase na camaradagem entre os filhos de Deus. Estes devem viver uma interdependência e um interesse pelos problemas uns dos outros. Provérbios 17:17:

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial