terça-feira, 31 de maio de 2011

O DISCÍPULO E A PRÁTICA DO BEM ( parte 1)

O DISCÍPULO E A PRÁTICA DO BEM ( parte 1)

Pr. Paulo Solonca

Texto Mateus 26 : 6 - 13

“. . . Ora, estando Jesus em Betânia, em casa de Simão, o leproso,
[7] aproximou-se dele uma mulher, trazendo um vaso de alabastro cheio de precioso bálsamo, que lhe derramou sobre a cabeça, estando ele à mesa.
[8] Vendo isto, indignaram-se os discípulos e disseram: Para que este desperdício?
[9] Pois este perfume podia ser vendido por muito dinheiro e dar-se aos pobres.
[10] Mas Jesus, sabendo disto, disse-lhes: Por que molestais esta mulher? Ela praticou boa ação para comigo.
[11] Porque os pobres, sempre os tendes convosco, mas a mim nem sempre me tendes;
[12] pois, derramando este perfume sobre o meu corpo, ela o fez para o meu sepultamento.
[13] Em verdade vos digo: Onde for pregado em todo o mundo este evangelho, será também contado o que ela fez, para memória sua.

Hoje está se cumprindo uma profecia de Jesus , descrita neste trecho do Evangelho de Mateus. Estamos contando o que esta mulher fez para Jesus.

Já se passaram cerca de 2 mil anos e esta mulher ainda é lembrada pelo que fez a Jesus.
O que é que esta mulher praticou de tão notório , a ponto de ser elogiada por Jesus ?

O que é que ela fez, assim de tão relevante que justificasse esta fama , não somente na sua geração, mas por todos os tempos ?

A resposta é dada pelo próprio Jesus : “. . . Ela praticou boa ação para comigo.”

Gostaria de refletir sobre os ensinamentos profundos contidos neste episódio. Mais precisamente , quero me deter nas descobertas que fiz sobre o significado e as implicações da palavra “ boa ”.

No original grego, este termo é muito rico e cheio de significado. “ Kalos ”

Todo aquele que segue a Jesus na condição de um discípulo, comprometido com o seu mestre, deve praticar “kalos”, ou seja , aquilo que é bom.

A igreja de Jesus Cristo poderia se desenvolver muito mais do que até agora , se ela pudesse contar com a prática daquilo que é bom - por parte de seus membros.

A prática do kalos ( do que é bom) , seguramente é muito mais eficiente do que qualquer contribuição da teologia.

Em outras palavras, o que eu quero lhes provar , nesta noite, é que:

- se os discípulos de Jesus se preocupassem mais em praticar aquilo que é bom, eles atrairiam a Cristo, muito mais gente do que com
- demonstração de sabedoria,
- de conhecimento,
- de apresentação de shows de música,
- da realização de cruzadas,
- das passeatas e marchas
- do marqueting,
- da propaganda.

Isto porque a prática daquilo que é bom, garante que isto puxará, atrairá os corações dos homens para Cristo.

Como chegamos a esta conclusão ? Simples : Foi assim que Jesus atraia as multidões a si mesmo .

Em Atos 10:38 ". . . Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Esta porção do livro de Atos é um relato das palavras do apóstolo Pedro, numa reunião na casa de Cornélio, um homem que não era da comunidade de cristãos, ainda formada apenas por judeus.

Cornélio e outros gentios, ou seja e outros não judeus ouviram estas palavras e o se converteram a Jesus.

Como discípulos do Senhor Jesus, eu e você temos também que atrair as pessoas pela prática daquilo que é bom.

Não basta que a vida cristã seja apenas caracterizada por uma boa conduta.( Eu hoje não fiz nada de errado)

Não basta que a vida cristã seja apenas boa.

Ela também deve ser atraente.

Nossa bondade deve vir acompanhada de uma certa dose de encanto. Uma bondade que impressiona pela maneira, pelo amor com que foi praticada.

O texto que acabei de ler afirma que Jesus andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele;

Ai você também deduz que bondade está muito além do que um gesto isolado do caráter humano.

Bondade é a conseqüência , o resultado de andar com Deus.

Voltemos à mulher que quebrou aquele caríssimo perfume aos pés de Jesus. Jesus disse : ela praticou uma “kalos”( boa ) ação para comigo.

Provavelmente o vaso de alabastro continha nardo puro. (alabastro não era o perfume..

Alabastro era uma pedra branca, pouco resistente, parecida com o mármore, usada para fazer esculturas, vasos e jarros.

O alabastro não era fácil de ser encontrado e era caro.

O nardo era um dos perfumes mais caros da época.

Ele era preparado através da mistura de uma planta de cujo caule e raízes se prepara uma finíssima essência de fragrância inconfundível.

Os historiadores afirmam que o nardo era apenas oferecido aos reis ou a pessoas muito importantes.

Ela quebrou o vaso. Por que não derramou aos poucos ?

Porque não queria ser interrompida .

Ao quebrar , o perfume não poderia ser recolhido novamente .

Ele tinha que ser totalmente derramado no corpo de Jesus.

Esta atitude desta mulher, só poderia representar uma ação determinada por muito amor, muita gratidão.

Aos olhos dos discípulos quebrar um vaso de perfume caríssimo em Jesus foi uma loucura, uma demência, um desperdício.

Censuraram-na. Entretanto receberam uma exortação de Jesus.

Aquela mulher , no texto paralelo de Lucas 7 , era uma pecadora .

Provavelmente uma ex- prostituta. Entretanto, fora alcançada pela graça e pelo poder transformador de Jesus. O que Jesus fez por ela não tinha preço.

Jesus diz que ela tinha praticado uma boa ação.

Foi uma demonstração de amor.

Era a ação de um amor que sabia que - somente o melhor que tinha para dar era suficientemente bom.

Era a ação de um amor que se recusava a calcular o preço.

Muitas vezes fico brigando com Deus em oração e perguntando a Ele:

Senhor . . . por que os membros de uma igreja, em geral são tão mesquinhos com a tua obra ?

Por que Senhor , as pessoas que freqüentam os cultos e outras atividades , por que dão tão pouco .

Por que suas ofertas são tão pequenas, quase irrisórias. Na maior parte do tempo são apenas “o resto.”

Por que Senhor nossos membros não dão as primícias. Por que nem sequer dão o dízimo ?

O Senhor , lá de dentro do meu coração respondeu :

“Paulo, infelizmente eles são assim. Há muitos ingratos no seio da Minha Igreja”.
Acredito que muitos de nós não compreendemos o tamanho do presente que recebemos.

Não compreendemos as implicações de terem sido salvos.

Não compreenderam a indescritível , a incomensurável salvação.

Não compreenderam o tamanho da misericórdia que nos alcançou ,

Não compreendemos o tamanho da graça que recebemos.


Membros assim , nada mais são do pessoas miseráveis , presas as suas posses. Presos aos seus planos pessoais. Escravos das suas próprias conveniências.

Muitos deles são egoístas, egocêntricos. Não conseguem ser altruístas, outrocentricos.

Acham que se derem alguma coisa para Deus, para a igreja, então - vai lhes faltar alguma coisa.

Tem medo de não poderem usar mais determinadas roupas ou deixar de comer certos tipos de alimentos.

Deus não precisa de suas esmolas .

Se você é daqueles que mete a mão no bolso com dificuldade e assim mesmo consegue trazer arrastando uns míseros trocadinhos . . .

Por favor . . . não faça mais isso.

É melhor ficar com esta esmola pra você, ou então dê esta esmola pra um pedinte.

Mas não pra Deus .

Ele não merece ser tratado assim como mendigo.

Ele é o Deus das primícias.

Ele é o Deus que merece de mim e de você o melhor.

Êxodo 23:19 As primícias dos frutos da tua terra trarás à Casa do SENHOR, teu Deus.

Provérbios 3:9 Honra ao SENHOR com os teus bens e com as primícias de toda a tua renda;

Números 15:21 Das primícias da vossa farinha grossa apresentareis ao SENHOR oferta nas vossas gerações.

Números 18:12 “ . . .Todo o melhor do azeite, do mosto e dos cereais, as suas primícias que tragam ao SENHOR,

Marcos 12 : 41 Assentado diante do lugar onde eram depositadas as ofertas, observava Jesus como o povo lançava ali o dinheiro. Ora, muitos ricos depositavam grandes quantias.
42 Vindo, porém, uma viúva pobre, depositou duas pequenas moedas correspondentes a um quadrante.
E, chamando os seus discípulos, disse-lhes: Em verdade vos digo que esta viúva pobre depositou na caixa de ofertas mais do que o fizeram todos os ofertantes.

44 Porque todos eles ofertaram do que lhes sobrava; ela, porém, da sua pobreza deu tudo quanto possuía, todo o seu sustento.

Praticar “kalos” ( o bem) - era o estilo de vida de Jesus. Se você é seu discípulo, deve imitá-lo.

Jesus chegou a esclarecer aos seus discípulos :

“. . . . Eu sou o bom pastor. O bom pastor dá a vida pelas ovelhas.

O mercenário, que não é pastor, a quem não pertencem as ovelhas, vê vir o lobo, abandona as ovelhas e foge; então, o lobo as arrebata e dispersa.

O mercenário foge, porque é mercenário e não tem cuidado com as ovelhas.

Eu sou o bom pastor; conheço as minhas ovelhas, e elas me conhecem a mim,”

Esse bom aí é "kalos".

O bom pastor não cuida das suas ovelhas apenas por que tem que cuidar. Por que é a sua obrigação.

Cuida delas com amor sacrificial. Quando as suas ovelhas estão em apuros, não calcula o preço para ajuda-las. Chega a dar a sua vida pela ovelhas.

Vigia-as 24 horas por dia. Dia e noite..

O pastor de ovelhas - nos tempos de Cristo deitava-se à entrada da porta , de modo a , literalmente se tornar - ele mesmo a porta. Quem quisesse roubar as ovelhas teria que, primeiro passar por cima de seu corpo.

No Novo Testamento esta palavra, " Kalos" aparece por cerca de 100 vezes.

“Kalos” é uma qualidade fundamental que deve ser praticado por todo e qualquer discípulo de Jesus Cristo.

Na língua grega, kalos ( bom) é usada sempre que alguém quisesse expressar a idéia de encanto, de atração, de graciosidade. Aquilo que deleita o coração e que dá prazer aos olhos.

Os gregos usavam a palavra kalos ( bom) para expressar

- beleza que não é apenas decorativa, mas útil aos homens.
- bondade que chama a atenção pela atitude graciosa.

Há uma diferença entre “kalos” e um outro termo - “ ágathos ”que também é traduzido por bom .

"Kalos" é aquilo que é bom conforme é visto, que causa uma boa impressão naqueles que entram em contato com a pessoa que está praticando.

"Agatos" seria apenas a observação de um bom resultado.

Por exemplo : O jogo da seleção foi "agathos". Foi bom. A seleção alcançou um bom resultado.

Entretanto se eu quisesse descrever a beleza das jogadas e do espetáculo - então eu teria que usar “Kalos ”.

Quando digo que uma pessoa é agathos ( boa) me referiro à sua moral.

Entretanto se eu digo que alguém é “kalos ” , estou dizendo que fiquei impressionado com a beleza , a singeleza com que o bem foi praticado.

Vamos dar um passeio pelo N.T e verificar como este termo aparece.

1.Mateus 5 :14- 16

“. . . Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte; nem se acende uma candeia para colocá-la debaixo do alqueire, mas no velador, e alumia a todos os que se encontram na casa. Assim brilhe também a vossa luz diante dos homens, para que vejam as vossas boas obras e glorifiquem a vosso Pai que está nos céus.”

Jesus está dizendo que uma das marcas do discípulo deve ser as boas obras. Devíamos ser conhecidos pela maneira bonita de fazer as coisas. ( em casa, com a esposa, com os filhos, com os pais, no trabalho, na escola, na sociedade e na igreja )

Romanos 7 : 18
“. . . Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

Veremos mais adiante, que ninguém pode fazer aquilo que é bom , assim desta maneira, sem que isto tenha brotado de uma ação do Espírito Santo de Deus.

2 Co 13 :7 - Aqui Paulo recomenda aos discípulos de Jesus que se reuniam na cidade de Corinto que eles deviam praticar o bem.

“. . . Estamos orando a Deus para que não façais mal algum, não para que, simplesmente, pareçamos aprovados, mas para que façais o bem, embora sejamos tidos como reprovados.

Gálatas 6 : 9 E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

I Ts 5 :21 “. . . julgai todas as coisas, retende o que é bom;

Aqui o Apóstolo Paulo recomenda que deveríamos apenas reter aquilo que é bom ( kalos)

Tito 2: 7, 14 “. . . Torna-te, pessoalmente, padrão de boas obras. No ensino, mostra integridade, reverência,”


Tito 3 :8 , 14 " . . . . Fiel é esta palavra, e quero que, no tocante a estas coisas, faças afirmação, confiadamente, para que os que têm crido em Deus sejam solícitos na prática de boas obras. Estas coisas são excelentes e proveitosas aos homens.

( 14) Agora, quanto aos nossos, que aprendam também a distinguir-se nas boas obras a favor dos necessitados, para não se tornarem infrutíferos. -

Hb 10:24 “. . . Consideremo-nos também uns aos outros, para nos estimularmos ao amor e às boas obras.

Hb 13 :18 " . . . .Orai por nós, pois estamos persuadidos de termos boa consciência, desejando em todas as coisas viver condignamente.

Rm 12 :17
Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens;

2 Co 8 :21
“ pois o que nos preocupa é procedermos honestamente, não só perante o Senhor, como também diante dos homens.( “kalos”)

I Tm 3 ;7
“ Pelo contrário, é necessário que ele tenha bom testemunho dos de fora, a fim de não cair no opróbrio e no laço do diabo.


I Tm 6 : 17 e 18

Exorta aos ricos do presente século que não sejam orgulhosos, nem depositem a sua esperança na instabilidade da riqueza, mas em Deus, que tudo nos proporciona ricamente para nosso aprazimento; que pratiquem o bem, sejam ricos de boas obras, generosos em dar e prontos a repartir;

Tg 3 :13
Quem entre vós é sábio e inteligente? Mostre em mansidão de sabedoria, mediante condigno proceder, as suas obras.

I Pe 2 : 11 e 12

‘Amados, exorto-vos, como peregrinos e forasteiros que sois, a vos absterdes das paixões carnais, que fazem guerra contra a alma, mantendo exemplar o vosso procedimento no meio dos gentios, para que, naquilo que falam contra vós outros como de malfeitores, observando-vos em vossas boas obras, glorifiquem a Deus no dia da visitação.

Marcadores: , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial