quinta-feira, 2 de setembro de 2010

AS IMPLICAÇÕES DE CRER QUE CRISTO ESTÁ EM NÓS.

AS IMPLICAÇÕES DE CRER QUE CRISTO ESTÁ EM NÓS.

Pr. Paulo Solonca

Seguir Jesus na condição de um discípulo, constitui-se numa tremenda responsabilidade.

Lucas 9:62 Mas Jesus lhe replicou: Ninguém que, tendo posto a mão no arado, olha para trás é apto para o reino de Deus.

Mateus 12:30 “. . . Quem não é por mim é contra mim; e quem comigo não ajunta espalha.

Jesus afirmou que seus seguidores seriam luzes. João 9:5 Enquanto estou no mundo, sou a luz do mundo.

Mateus 5:14 Vós sois a luz do mundo. Não se pode esconder a cidade edificada sobre um monte.
Se você é um discipulo de Jesus Cristo, então entenda isto: você se transformou numa lâmpada. Você é uma luz que foi acesa por Deus.

Filipenses 2:15 para que vos torneis irrepreensíveis e sinceros, filhos de Deus inculpáveis no meio de uma geração pervertida e corrupta, na qual resplandeceis como luzeiros no mundo,

Se você se negar a brilhar e deixar de iluminar as tre¬vas ao seu redor, você corre o risco de ouvir Deus lhe dizer:
"A TI VIREI E TIRAREI DO SEU LUGAR O TEU CANDIEIRO!"
A maioria dos que se dizem cristãos ainda não compreendeu as implicações do que seja ESTAR EM CRISTO.

2 Coríntios 5:17 E, assim, se alguém está em Cristo, é nova criatura; as coisas antigas já passaram; eis que se fizeram novas.

Colossenses 3: 1 “. . . Portanto, se fostes ressuscitados juntamente com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo vive, assentado à direita de Deus. Pensai nas coisas lá do alto, não nas que são aqui da terra; porque morrestes, e a vossa vida está oculta juntamente com Cristo, em Deus. Quando Cristo, que é a nossa vida, se manifestar, então, vós também sereis manifestados com ele, em glória. Fazei, pois, morrer a vossa natureza terrena: prostituição, impureza, paixão lasciva, desejo maligno e a avareza, que é idolatria; por estas coisas é que vem a ira de Deus sobre os filhos da desobediência.Ora, nessas mesmas coisas andastes vós também, noutro tempo, quando vivíeis nelas. Agora, porém, despojai-vos, igualmente, de tudo isto: ira, indignação, maldade, maledicência, linguagem obscena do vosso falar. Não mintais uns aos outros, uma vez que vos despistes do velho homem com os seus feitos e vos revestistes do novo homem que se refaz para o pleno conhecimento, segundo a imagem daquele que o criou;

A maioria dos que se dizem cristãos ainda não compreendeu, não se apercebeu da extensão, da importância, do grau e da sublimidade de ter passado por um processo de transformação interior que visa restaurar imagem e semelhança afetadas pelo pecado.
Vivem nas fronteiras entre a fraqueza (o pecado) e a força (a santidade), sem penetrar no círculo mais íntimo da comunhão com Ele.

Tudo no universo obedece a um conjunto de leis.
As leis biológicas, da química , da física são as mesmas desde a Criação.
Ninguém pode prescindir delas. ( lei da gravidade)
As leis espirituais, — da alma buscando o Criador, continuam as mesmas desde o começo de tudo.Ninguém pode substituí-las.

Viver para o Reino de Deus, é renunciar o mundo.
Para seguir a caminhada espiritual , é preciso priorizar as coisas do alto.

Mateus 6: 33-34 buscai, pois, em primeiro lugar, o seu reino e a sua justiça, e todas estas coisas vos serão acrescentadas. Portanto, não vos inquieteis com o dia de amanhã, pois o amanhã trará os seus cuidados; basta ao dia o seu próprio mal.
Seguir Jesus como um discípulo é trilhar um caminho apertado.

Mateus 7:14 porque estreita é a porta, e apertado, o caminho que conduz para a vida, e são poucos os que acertam com ela.
Seguir Jesus como um discípulo é estar disposto a renunciar este mundo isto é, não pôr o coração nele.

Seguir Jesus como um discípulo é entender que caminhada do discipulado é uma escalada longa e ininterrupta. Os discípulos estavam longe de entender as palavras de Jesus:
"Convém que eu vá. . . porque, se eu não for, o Consolador não virá a vós.
Jesus que que eles entendessem que mais preciosa ainda do que a presença corporal de Jesus entre os eles, era relação pessoal que se daria dentro de cada um deles, no seu interior.

João 14:23 Respondeu Jesus: Se alguém me ama, guardará a minha palavra; e meu Pai o amará, e viremos para ele e faremos nele morada.

João 7:38 Quem crer em mim, como diz a Escritura, do seu interior fluirão rios de água viva.

João 17 : 20 “ Não rogo somente por estes, mas também por aqueles que vierem a crer em mim, por intermédio da sua palavra; a fim de que todos sejam um; e como és tu, ó Pai, em mim e eu em ti, também sejam eles em nós; para que o mundo creia que tu me enviaste. Eu lhes tenho transmitido a glória que me tens dado, para que sejam um, como nós o somos; eu neles, e tu em mim, a fim de que sejam aperfeiçoados na unidade, para que o mundo conheça que tu me enviaste e os amaste, como também amaste a mim.

Sim, meus queridos irmãos - o mesmo Salvador que subiu ao Monte da Transfiguração com Pedro, Tiago e João e com eles andou pelas estradas da Palestina, voltaria a VIVER NELES, dentro de suas vidas, IDENTIFICADO COM ELES!

Jesus haveria de ser o Amigo mais chegado, o PODER mais eficaz, através dAquêle OUTRO (igual a Êle) que haveria de enviar. O Espírito Santo.

Precisamos chegar à compreensão desta gloriosa verdade: CRISTO VIVE EM nós
Deus tem me dado uma nova e inteira concepção de Cristo, que afetou o resto de meus dias.
Em que consiste essa mudança?

É difícil dizê-lo em palavras e, entretanto, ela é tão nova, real e miraculosa na minha vida como tem sido na de tantos outros.

Para começar, compreendi, que as muitas expressões no Novo Testamento,
— CRISTO EM VÓS E VÓS EM CRISTO, — e Ele ser a vida do cristão e o cristão ser a Sua habitação, eram fatos literais, atuais e concretos e não me-ras figuras de retórica.

Colossenses 1:27 aos quais Deus quis dar a conhecer qual seja a riqueza da glória deste mistério entre os gentios, isto é, Cristo em vós, a esperança da glória;

Concluí, pois: Cristo era o meu Sal¬vador, porém eu O havia abraçado como um Salvador exter¬no.

Eu já havia crido nele como o meu Salvador, aquele que um dia vai me ressuscitar da morte e me levar para viver a vida eterna. Porém Jesus sempre me pareceu uma pessoa externa, de fora.

Eu cria que Ele, Jesus estava sempre pronto para me dar a mão, a chegar ao meu lado e a estar comigo, ajudando-me no que eu necessitava, dan¬do-me poder, força e livramento.

Agora, porém, EU CONHECI ALGO MELHOR.

Cheguei a provar, a sentir, que Jesus Cristo estava absolutamente DENTRO DE MIM, DENTRO DA MINHA ALMA e mais do que isto:

Ele constituía a minha pró¬pria vida, unindo-me a Si, material, mental e espiritualmente, tendo eu, ao mesmo tempo, a minha própria identidade, o meu livre-arbítrio e a plena responsabilidade moral.

Era muito mais vantajoso possuir a Jesus como a minha própria vida, do que tê-lO como um Salvador e um Ajudador ape¬nas histórico, ou apenas externo.
Port esta razão o apóstolo Paulo afirmou:

Gálatas 2:20. . . "logo, já não sou eu quem vive, mas Cristo vive em mim; e esse viver que, agora, tenho na carne, vivo pela fé no Filho de Deus, que me amou e a si mesmo se entregou por mim."

Sei, portanto, de experiência própria, que a vida triunfante está EM JESUS CRISTO, — numa entrega INCONDICIONAL DE NÓS MESMOS, DO NOSSO' QUERER AO SEU QUERER,
TORNANDO-SE ELE O SENHOR DAS NOSSAS VIDAS, TANTO QUANTO O NOSSO SALVADOR INTERNO,

OCUPANDO O NOSSO SER, ACHEGANDO-NOS À SUA DIVINA PERSONALIDADE, E CARÁTER

SIM, ENCHENDO-NOS DE SI MESMO, ATÉ À PLENITUDE DE DEUS.

"E qual o resultado?
Tal experiência me deu, apenas, uma concepção de Cristo, intelectual e nova, ou mais interessante e satisfatória do que antes?

Se fosse somente assim, muito pouco teria hoje a dizer-lhes. Não!

Este fato significou UMA MUDANÇA RADICAL E REVOLUCIONARIA, DENTRO DA MINHA VIDA E FORA DELA.
"Se alguém está em Cristo, nova criatura é."

"E que mais? Mantive uma comunhão com Deus, in¬teiramente diferente e infinitamente melhor do que em qualquer outro tempo, em toda a minha vida.

Senti algo novo, uma vida nova incomparável:

Era uma consciência viva sobre certos pecados comuns, velhos hábitos que pretendiam estrangular-me e fazer-me naufragar, sem que eu desse por isso e agora CRISTO ME DAVA UMA TOTAL LIBERTAÇÃO DE TUDO!

E, finalmente, os resultados espirituais do serviço ao Senhor, me davam uma participação da ALEGRIA DO CÉU que nunca, nunca pensei fosse possível sentir-se na terra!"

Eis ai uma maravilhosa experiência que eu gostaria que vocês todos pudessem desejar. E muitos outros a têm sentido através dos acontecimentos espirituais de monta na História do Cristianismo.

Que realidade gloriosa é esta grande realidade: CRISTO VIVE EM nós!
Quem pode sondar ou avaliar as maravilhas dessa verdade?

Imaginem como seria começar o dia declarando a você mesmo:: "Hoje Cristo EM PESSOA, estará comigo.

Andará ao meu lado. Ouvirá tudo o que eu disser. Me dará orientações, me ajudará a tomar decisões acertadas, me dará sabedoria do alto, me dará forças para enfrentar os problemas deste dia. . .

Saberá de tudo quanto penso e auxiliar-me-à em qualquer dificuldade ou empreendimento.

Esse dia teria para cda um de vocês um novo e surpreendente.
sig¬nificado.

Vocês teríam forças para vencer todas as tarefas do dia repletas de contentamento, de graça, de regozijo, de energias novas. Subiríeis com asas como as da águia, correríeis e não vos cansaríeis, caminha¬ríeis e não vos fatigaríeis.

Leon Tolstoi deixou-nos a bela história do sapateiro humilde que uma noite, em sonho, ouviu a voz de Jesus dizendo: "Amanhã chegarei."

Sentiu que Cristo realmente chegaria e com ansiedade esperou e vigiou. Escutava cada passada lá fora com uma esperança radiante.

Gastou o dia de modo altruísta. Mostrou bondade ao próximo como teria feito se Jesus estivesse presente.

Ajudou várias pessoas, foi gentil, perdou aqueles que lhe deviam ou que lhe ofenderam.

Passou as horas mais felizes na expectativa de ver o Mestre.
Ao fim do dia aprendera que JESUS ESTIVERA PRESENTE em cada ação praticada, em cada copo de água oferecido, em cada afabilidade demonstrada, em cada alegria espalhada.

A gloriosa VERDADE DA PRESENÇA DE CRISTO EM NÓS, é melhor do que o sonho do sapateiro'.

É maior do que a compreensão dos discípulos.

Cristo não vem como visitante, de ,quando em quando, nem anda ao nosso lado diariamente, mas ENTRA NA VIDA DO DISCÍPULO.

Como diz a Escritura: "HABITA CONVOSCO E ESTARÁ EM VÓS."

Já pensaram no significado profundo desse fato?

Viveis diariamente como se Ele constituísse a VOSSA VIDA?

É provável que muitos nós que aqui estamos não tenhamos chegado à altura dessa verdade.

Se voces pudessem viver, um dia só que fosse essa realidade, tenho certeza mudaríam por completo o curso da vossa vida e se sentiríam INSATISFEITOS COM AS COISAS PASSAGEIRAS que tanto lhes preocupam.

A alma que se ilumina com o Sol da Justiça está isenta da an¬siedade, de rivalidade, de ressentimentos, de medo, de inveja, de frivolidades, e de tudo quanto é mesquinho ou vão.

Há pensamentos elevados, desejos santos, vontade de servir, submissão pronta ao Senhor, hinos de louvor ao Seu Nome.

Que não poderá escrever uma pessoa inteiramente consagrada a Deus? Cônscia dessa verdade, CRISTO VIVE EM MIM?

Que não conseguirão as mãos humanas tomadas pela Mão divina?

Que despertamento não haverá numa Igreja inteiramente submissa a Ele?

O avivamento nunca virá como algo separado da vida cristã.

Começa no íntimo do coração e cresce, movido, dirigido, alentado e inspirado pelo Santo Espírito de Deus que habita, que mora dentro de cada um de nós.

Como é difícil, realmente, revestir a vida que uma vez ficou aclimatada e apegada ao pó, com as vestes alvas, lavadas pelo sangue do Cordeiro!

Como é difícil tirar as es¬camas dos olhos prejudicados por longos anos de pecado e fazer cem que eles vejam as regiões celestes!

Como é difícil deixar cair das mãos as paixões deste mundo para que elas recebam os tesouros eternos!

Como é difícil negar o EU egoísta para servir ao próximo!

Quando sentimos um vislumbre daquela vida que Deus reserva para os filhos que a Ele inteiramente se consagram, que de saudades vêm à nossa alma! Saudades, sim, daquilo para o que ela foi destinada.

Depois de penetrarmos na Terra Prometida, como voltarmos às fronteiras?
De quando, em quando, em sonhos ou em vigílias, nos momentos difíceis ou nos enlêvos da oração, vem a nossos olhos espirituais um pequeno raio daquela visão eterna que o Pai nos quer dar.

Tais résteas de luz deixam o coração, ansioso para viver permanentemente nesse estado. Podíamos dizer como o salmista:
"Minhalma tem sede de ti. Satisfazer-me-ei da Tua semelhança quando acordar."

Salmos 17:15 Eu, porém, na justiça contemplarei a tua face; quando acordar, eu me satisfarei com a tua semelhança.

Está escrito que nem os olhos viram, nem os ouvidos jamais ouviram, nem penetrou no coração humano, o que Deus preparou para aqueles que O amam.

Há um resplendor de aurora perene diante dos que amam a Deus e vivem EM CRISTO, dos que se submetem a ser os Seus instrumentos, manejados diariamente por Ele.

E isto não é só para o futuro nem pode ficar numa experiência isolada do pas¬sado.

É para a hora presente.

É poder ilimitado, é força inesgotável, são visões da eternidade, é amor excepcional a Deus e à Sua Causa, é paz e comunhão com Ele, são delícias infinitas que o homem profano nem sonha que existam.

Eis os vislumbres de uma vida santa e pura EM CRISTO.

E nem tudo isto é o término das bênçãos, porque além do último adeus ao "vale de lágrimas", há a pro¬messa:

Daniel 12:3 Os que forem sábios, pois, resplandecerão como o fulgor do firmamento; e os que a muitos conduzirem à justiça, como as estrelas, sempre e eternamente.

Mateus 13:43 Então, os justos resplandecerão como o sol, no reino de seu Pai. Quem tem ouvidos para ouvir, ouça.


As Escrituras afirmam que: "AQUELE QUE FAZ A VONTADE DE DEUS PERMANECE PARA SEM¬PRE."

Assim como a águia foi criada para as alturas, pos¬suindo, para isso, asas possantes, do mesmo modo a alma redimida tem asas poderosas para voar muito mais alto.

"LEVA-ME PARA A ROCHA QUE É MAIS ALTO DO QUE EU,"

Subi mais alto*, eis o convite para o discípulo de hoje.

Vivemos numa época em que o mundo precisa de lâmpadas acesas por Deus.

De vidas que tenham a con¬cepção mais elevada das bênçãos espirituais e saiam, como tochas, para dar testemunho da verdade.

O Senhor Deus nos chama e o mundo nos espera.

A época exige discípulos comprometidos, que tenham tão acurado senso de sacrifício e de desprendimento, que não meçam barreiras e dificuldades, que não temam intempéries e abismos, mas que, abnegadamente, escutem a chamada e prossigam, "tomando do arado sem olhar para trás!"

Marcadores: , ,

1 Comentários:

Às 2 de outubro de 2010 às 06:51 , Blogger Oswaldo Paião disse...

Lindo Paulo, isso dá um belo livro, que tal? Um grande abraço do seu velho discípulo, o menor.
Paião

 

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial