domingo, 11 de julho de 2010

FLEXIBILIDADE NOS RELACIONAMENTOS

A BENÇÃO DA FLEXIBILIDADE NOS RELACIONAMENTOS

Paulo Solonca

Um sábio oriental disse certa vez: “Seja como o bambu. Resistente por fora, macio e oco por dentro. Suas raízes prendem-se com firmeza ao solo e se misturam livremente umas com as outras no solo para adquirir força e resistência. O caule balança ao sabor do vento e se curva sem oferecer resistência. O que é flexível e se curva, é bem mais difícil de se quebrar.”
Às vezes é melhor lidarmos com as frustrações e pressões, cedendo a elas sem perdermos a nossa identidade nem as nossas convicções e nem mesmo nossos valores. As coisas, de um modo geral, não costumam ser totalmente boas, nem totalmente más, nem costumam ser totalmente certas ou totalmente erradas.
As respostas e as soluções que buscamos costumam se encontrar em algum lugar “entre” os opostos. Quando insistimos em olhar para o mundo ora só em preto, ora só em branco, mais nos afastamos da compreensão, mais nos isolamos da verdade.
Outro dia destes ouvi um de um famoso palestrante e escritor sobre liderança, que muitas vezes é melhor “pensar cinza”. Tentar viver polarizados nos extremos pode ser perigoso e desgastante.
Ceder não significa desistir, assim como ser flexível não é sinal de falta de convicção. Ser flexível nada tem a ver com frouxidão. Quando se trata de amor, talvez seja melhor fazer concessões, sem tentar marcar ponto. Vivemos numa sociedade materialista que tem-nos incentivado á competição, sempre exigindo que vençamos.
Muitas vezes eu perdi um jogo para meu filho, só para encorajá-lo e vê-lo feliz. Quando amamos nosso cônjuge, aprendemos cedo que, ceder pode ser um bom negócio. Quando gostaria de ir passear perto das montanhas e ela, por sua vez, tomar um banho de mar na praia. . .se gentilmente cedo pra ela – isto é flexibilidade.

Ser flexível com meu próximo é se maleável. É ter disponibilidade de espírito para ceder aos gostos do outro. Ser flexível é abrir-se à compreensão. Pressupõe uma atitude de bondade e benevolência.
Ser flexível é favorecer um acordo. É adaptar-se às circunstâncias. É não ser rígido demais. A flexibilidade quase sempre vem acompanhada de manifestações de perdão, docilidade, ternura, brandura e paciência . Pessoas flexíveis são fáceis de se lidar e conviver.

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial