domingo, 11 de julho de 2010

DESENVOLVER CONTATOS PESSOAIS CONTÍNUOS E INTENSOS.

SER DISCIPULO DE CRISTO PRESSUPÕE ESTAR DISPOSTO A DESENVOLVER CONTATOS PESSOAIS CONTÍNUOS E INTENSOS.
Paulo Solonca

Nossos dias caracterizam-se pela impessoalidade. Exatamente isso tem levado milhares de pessoas para as malhas da depressão e do tédio. A sociedade está cada vez mais consumista. Está cada vez mais materialista e competitiva. As mães modernas correm o dia inteiro levando seus filhos da escola para aulas de idiomas, dança, academias, clubes e aulas particulares. O povo está sendo obrigado a estudar mais, atualizar-se constantemente. Se parar, fica para trás. Vivemos uma época onde as pessoas não tem tempo. Hoje é muito raro você encontrar à noite uma família reunida em casa. Muito mais difícil encontra-los conversando à volta de uma mesa ou numa sala e longe de aparelhos de TV, computadores e celulares.
O progresso no campo da informática tem afastado as pessoas umas das outras. Contatos humanos se tornam cada vez mais virtuais. As grandes indústrias estão demitindo seus operários e substituindo-os por máquinas computadorizadas, por robôs.
Agora você não precisa ir tantas vezes ao banco. Você pode perfeitamente fazer as suas operações financeiras a partir de seu telefone, celular, palm-top ou computador. O mesmo se dá com as compras. Está se aproximando o dia em que dificilmente alguém sairá de sua casa para fazer alguma compra ou pagamento. Hoje, você já pode comprar pela internet, quase tudo. Da alface, à geladeira, aparelho de som, computadores, carro, remédios, pacotes de viagens. . . e pasme você . . . até mesmo iniciar e desenvolver relacionamentos virtuais. Se desejar pode até mesmo casar.
Mas apesar disso, lá no mais profundo do seu íntimo, as pessoas querem sair do seu isolamento. Elas querem contato, convívio. Sentem falta do calor humano. Maridos e esposas precisam um do outro para lhes ouvir os desabafos, as frustrações, as dúvidas. Casamentos fortes e saudáveis se caracterizam por priorizarem estar juntos. Maridos e esposas saudáveis arranjam criativamente motivos para incrementar o convívio e a comunhão.
Outros dois grandes perigos que tem afetado os casais de nossos dias são as atividades profissionais, ou mesmo as tarefas acadêmicas que trazem para dentro de casa. O outro perigo vem da super-atividade de uma determinada prática esportiva ou de lazer. Tenho visto vários casamentos caminhando para o abismo por não saberem lidar com esta questão.
Conheci um casamento que acabou porque o marido ia ao estádio 2 vezes por semana assistir a jogos do campeonato de futebol e na mesma semana ia jogar futebol com o pessoal da empresa. Os outros 2 dias ele ia malhar na academia. Para acalmar a sua consciência, ele incentivou a esposa a freqüentar uma academia duas vezes por semana. Ela se conformou e ainda se sentiu atraída pelo “personal training” com o qual acabou se envolvendo. Para preencher a ausência do marido , passou a freqüentar com algumas amigas um “ café colonial que servia de fachada para atividades de um bingo. Não poderíamos esperar outra coisa deste estilo de vida: ela perdeu muito dinheiro, caiu na mão de agiotas e viu seu casamento se acabar. Culpa de quem ? Qual é seu palpite?

Marcadores: , , , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial