terça-feira, 31 de maio de 2011

O DISCÍPULO E A PRÁTICA DO BEM (parte 2)

DISCÍPULO E A PRÁTICA DO BEM (parte 2)

Pr. Paulo Solonca

Tod aquele que se dispõe a ser um discípulo de Jesus, deveria exercer qualquer ministério na igreja da maneira “kalos”.

I Tm 3 : 1 “. . . Fiel é a palavra: se alguém aspira ao episcopado, excelente obra almeja.

I Tm 3 :13 “. . . Pois os que desempenharem bem o diaconato alcançam para si mesmos justa preeminência e muita intrepidez na fé em Cristo Jesus.

O discípulo dever ser um bom soldado e deve combater um bom combate. O discípulo não deve ter a atitude de alguém que foi levado à força para a batalha,e , portanto, está ali de mau gosto e contra a sua vontade.

Mesmo que o serviço cristão seja sacrificial e muitas vezes difícil, o discípulo deve combater de modo “kalos”, atraente.

I Tm 1 : 18 “. . . Este é o dever de que te encarrego, ó filho Timóteo, segundo as profecias de que antecipadamente foste objeto: combate, firmado nelas, o bom combate,

I Tm 6 : 12 “. . . Combate o bom combate da fé. Toma posse da vida eterna, para a qual também foste chamado e de que fizeste a boa confissão perante muitas testemunhas.

I I Tm 2 : 3 “. . . Participa dos meus sofrimentos como bom soldado de Cristo Jesus.

II Tm 4 : 7 “. . . Combati o bom combate, completei a carreira, guardei a fé.

O serviço que o cristão presta tanto a Cristo como aos outros irmãos, ou ao próximo deve ser um serviço “kalos”.

Oferecido de modo voluntarioso, com alegria, com prazer - mesmo que tenha que percorrer a segunda milha.

I Tm 4 :6 Expondo estas coisas aos irmãos, serás bom ministro de Cristo Jesus, alimentado com as palavras da fé e da boa doutrina que tens seguido.

O ensino dos discípulos deve ser sempre “ kalos ”.

Mesmo quando este ensino seja uma exortação mais severa, deveria vir acompanhada deste espírito de bondade ( “kalos”).

Em outras palavras, o ensino cristão deve sempre visar atrair o pecador. Nossas mensagens devem ser sempre “kalos” visando animar, confortar e aproximar os homens de Deus, já que Deus nos deu o ministério da reconciliação

O testemunho do cristão deve ser “ kalos”. Toda a atividade da vida cristã deve ser “kalos”( boa) .

O discípulo deve estar vestido de um manto de graciosidade e toda a sua ação deveria irradiar simpatia.

Foi assim que a Igreja Primitiva conquistou o povo de sua época para Cristo

Atos 2 : 41 - 47 “. . . Então, os que lhe aceitaram a palavra foram batizados, havendo um acréscimo naquele dia de quase três mil pessoas.
[42] E perseveravam na doutrina dos apóstolos e na comunhão, no partir do pão e nas orações.
[43] Em cada alma havia temor; e muitos prodígios e sinais eram feitos por intermédio dos apóstolos.

[44] Todos os que creram estavam juntos e tinham tudo em comum.
[45] Vendiam as suas propriedades e bens, distribuindo o produto entre todos, à medida que alguém tinha necessidade.

[46] Diariamente perseveravam unânimes no templo, partiam pão de casa em casa e tomavam as suas refeições com alegria e singeleza de coração,

[47] louvando a Deus e contando com a simpatia de todo o povo. Enquanto isso, acrescentava-lhes o Senhor, dia a dia, os que iam sendo salvos.

Para concluir:

A idéia básica na palavra “kalos” ( bom , e boa ) é a idéia da beleza simpática.

Cremos que ninguém pode ser bom ( “kalos) sem a atuação do Espírito Santo.

Bondade é fruto do Espírito

Ações do tipo “kalos” só podem ter a sua origem num coração onde reina o amor gerado pelo Espírito.

A beleza exterior da ação brota da grandeza interior de um coração cheio do Espírito Santo.


O DISCIPULO DEVE SER AMIGO DO BEM


Texto básico Tito 1 : 8

Salmos 14 :3 “. . . Todos se extraviaram e juntamente se corromperam; não há quem faça o bem, não há nem um sequer”.

Salmos 36 : 1 - 4 “. . . Há no coração do ímpio a voz da transgressão; não há temor de Deus diante de seus olhos. Porque a transgressão o lisonjeia a seus olhos e lhe diz que a sua iniqüidade não há de ser descoberta, nem detestada. As palavras de sua boca são malícia e dolo; abjurou o discernimento e a prática do bem. No seu leito, maquina a perversidade, detém-se em caminho que não é bom, não se despega do mal.

Aí está o retrato do homem longe de Deus. Aqueles que preferem viver sem temer ao Senhor.

Por não ter o Espírito Santo residindo nele, a sua inclinação é para o mal.

O texto afirma que há uma voz de transgressão , falando a partir de seu coração. Há um fascínio por pensar , maquinar e praticar o mal. Existe uma força maligna que não o larga.

Graças a Deus que nós, os discípulos de Jesus não estamos mais nessa condição. Fomos libertos pelo Senhor. Não somos mais escravos do pecado.

O estudo e a reflexão desta semana tem a intenção de motiva-lo a não apenas curtir esta nova criatura, que se instalou dentro de você.

É preciso desenvolver as qualidades que você herdou do Espírito Santo.

Queremos , hoje considerar e refletir sobre esta característica do discípulo : “ser amigo do bem . Esta é uma das qualificações que o apóstolo Paulo cita como indispensável para o perfil de um líder.

1. A Palavra de Deus nos incentiva a andar pelo caminho dos homens de bem. Provérbios 2 :20
“. . . Assim, andarás pelo caminho dos homens de bem e guardarás as veredas dos justos.

2. O mandamento bíblico nos encoraja a fazer o bem, desde que tenhamos condições de faze-lo.
Colocensses 3 :17 " . . . E tudo o que fizerdes, seja em palavra, seja em ação, fazei-o em nome do Senhor Jesus, dando por ele graças a Deus Pai.

3. O bem não é para ser praticado apenas em relação aos outros. Precisamos fazer bem o bem para nós mesmos.
Provérbios 11 :17“. . . O homem bondoso faz bem a si mesmo, mas o cruel a si mesmo se fere.

4. Nossa vida devia ser caracterizada por um eterno desejar o bem.

Provérbios 11 :23“. . . O desejo dos justos tende somente para o bem, mas a expectação dos perversos redunda em ira.

5. Para alcançarmos favor é preciso procurar o bem. Infelizmente, muitos correm atrás do mal e . . . este acaba por lhes acontecer.
Provérbios 11 :27 “. . . Quem procura o bem alcança favor, mas ao que corre atrás do mal, este lhe sobrevirá.


6. O discípulo que se esforça por fazer o bem, acaba por alcançar as misericórdias de Deus.

Provérbios 12 :2 “. . . O homem de bem alcança o favor do SENHOR, mas ao homem de perversos desígnios, ele o condena.

7. Amor e fidelidade hão de alcançar aqueles que planejam o bem.

Pv 14 :22“. . . Acaso, não erram os que maquinam o mal? Mas amor e fidelidade haverá para os que planejam o bem.

8. Não fazer o bem, sabendo que deveria tê-lo feito . . . é pecado ! Tiago 4 :17
“. . . .Portanto, aquele que sabe que deve fazer o bem e não o faz nisso está pecando.

9. O futuro daquele que insiste em fazer o mal - é funesto. Sua vida será breve .
Provérbios 24:20 “. . . porque o maligno não terá bom futuro, e a lâmpada dos perversos se apagará.

10. A recomendação da Palavra de Deus é : Aparta-te do mal e busca a paz.

Salmos 34 :14 “. . . Aparta-te do mal e pratica o que é bom; procura a paz e empenha-te por alcançá-la.

Salmos 37 : 27“. . . Aparta-te do mal e faze o bem, e será perpétua a tua morada.

11. Deus promete firmar os passos do homem bom.

Salmos 37 :23 “. . . O SENHOR firma os passos do homem bom e no seu caminho se compraz;

12. Se Deus é bom, eu devo imitá-lo.

Salmos 86 :5 “. . . Pois tu, Senhor, és bom e compassivo; abundante em benignidade para com todos os que te invocam.


13. Como nosso mestre Jesus, todo discípulo deve se caracterizar por envolver toda a sua vida com uma atmosfera de bondade, gentileza, atenção, camaradagem, honra e tudo que é benéfico .
Atos 10 :38 “. . . como Deus ungiu a Jesus de Nazaré com o Espírito Santo e com poder, o qual andou por toda parte, fazendo o bem e curando a todos os oprimidos do diabo, porque Deus era com ele. . . ”

O vocábulo grego é "filágathon", é composto de "filos" e de "ágathos".

Filos significa amigo, companheiro, e, ágathos = aquilo que é bom, excelente, feliz, salutar, útil, agradável, reto, etc.

14.Devemos fazer o bem não somente àquele que nos fazem bem, e que nos são simpáticos. Nossa bondade deve exceder as conveniências .

Lucas 6:33 33 Se fizerdes o bem aos que vos fazem o bem, qual é a vossa recompensa? Até os pecadores fazem isso. 34 E, se emprestais àqueles de quem esperais receber, qual é a vossa recompensa? Também os pecadores emprestam aos pecadores, para receberem outro tanto.

15. O bem deve ser praticado sem segundas intenções .Devemos fazer o bem indistintamente, não fazendo acepção de pessoas.

Lucas 6 : 35 “. . . Amai, porém, os vossos inimigos, fazei o bem e emprestai, sem esperar nenhuma paga; será grande o vosso galardão, e sereis filhos do Altíssimo. Pois ele é benigno até para com os ingratos e maus.


16. Jesus explica que o fazer o bem é resultado de um coração bom. Lucas 6 : 45
“. . . O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração.

17. O apóstolo Paulo descobriu cedo, que em sua natureza humana, carnal e terrena - não residia bem algum. Paulo queria fazer o bem, mas sozinho , não conseguia.

Romanos 7 : 18
“. . . Porque eu sei que em mim, isto é, na minha carne, não habita bem nenhum, pois o querer o bem está em mim; não, porém, o efetuá-lo.

O discípulo de Jesus nunca pode se esquecer das Palavras de Jesus : “ Sem mim nada podeis fazer”.

Trocando em miúdos : Só podemos ser levados a fazer o bem a todas as pessoas, de modo amplo total e irrestrito . . . com a atuação do poder divino operando em nossos corações.
Analise estas recomendações da Palavra de Deus :

Romanos 12:17 “. . . Não torneis a ninguém mal por mal; esforçai-vos por fazer o bem perante todos os homens; -

Romanos 12:21 “. . . Não te deixes vencer do mal, mas vence o mal com o bem.”

18.Nós os discípulos , não devíamos cansar de fazer o bem.

2 Tes. 3 :13“. . . E vós, irmãos, não vos canseis de fazer o bem.

19. O apóstolo Paulo recomendava aos discípulos que estavam em Roma que fossem sábios para fazer o bem e simplices para fazer o mal .
Romanos 16 :19“. . . Pois a vossa obediência é conhecida por todos; por isso, me alegro a vosso respeito; e quero que sejais sábios para o bem e símplices para o mal.

20. O bem deve ser praticado , mesmo longe dos olhos de quem nos lidera.
O bem deve ser praticado sem a preocupação de receber elogios. Lembre-se : Deus o vê, e, isto sim , é importante !

Gálatas 4 :18 “. . . É bom ser sempre zeloso pelo bem e não apenas quando estou presente convosco,

21. A prática do bem pode não trazer resultados imediatos na vida de uma pessoa. Entretanto , sabemos que, a seu devido tempo colheremos resultados positivos.

Gálatas 6 : 9 " . . . E não nos cansemos de fazer o bem, porque a seu tempo ceifaremos, se não desfalecermos.

22.Ao queremos fazer o bem, devíamos começar pelos irmãos de fé e depois , gradativamente alcançando outras pessoas mais distantes de nós.
Gálatas 6 : 10 “. . . Por isso, enquanto tivermos oportunidade, façamos o bem a todos, mas principalmente aos da família da fé.

23. Não podemos cair no erro de nos vingar, devolvendo o mal com outro mal.

1TS 5:15 - Evitai que alguém retribua a outrem mal por mal; pelo contrário, segui sempre o bem entre vós e para com todos.

24. Pessoas ingratas, que não sabem reconhecer o bem que lhes é feito e que muitas vezes devolvem o bem com o mal, Deus declara que o mal não se apartará da sua casa.

Provérbios 17 :13 Quanto àquele que paga o bem com o mal, não se apartará o mal da sua casa.

25. A Palavra de Deus recomenda que as mulheres, entre outras tantas qualidades, fossem “mestras do bem”

Tito 2 :3 Quanto às mulheres idosas, semelhantemente, que sejam sérias em seu proceder, não caluniadoras, não escravizadas a muito vinho; sejam mestras do bem, 4 a fim de instruírem as jovens recém-casadas a amarem ao marido e a seus filhos, 5 a serem sensatas, honestas, boas donas de casa, bondosas, sujeitas ao marido, para que a palavra de Deus não seja difamada.

26. A prática do bem é um tipo de sacrifício que Deus se agrada em receber.
Hb 13:16 " . . . Não negligencieis, igualmente, a prática do bem e a mútua cooperação; pois, com tais sacrifícios, Deus se compraz.

27. Uma das melhores estratégias para emudecer a ignorância de certas pessoas é fazendo-lhes o bem .

I Pedro 2 :15 " . . . Porque assim é a vontade de Deus, que, pela prática do bem, façais emudecer a ignorância dos insensatos; 16 como livres que sois, não usando, todavia, a liberdade por pretexto da malícia, mas vivendo como servos de Deus. 17 Tratai todos com honra, amai os irmãos, temei a Deus, honrai o rei.

28. Deus se agrada de nosso sacrifício quando fazemos o bem, mesmo que isto seja em meio à aflição.
“. . . Pois que glória há, se, pecando e sendo esbofeteados por isso, o suportais com paciência? Se, entretanto, quando praticais o bem, sois igualmente afligidos e o suportais com paciência, isto é grato a Deus. 1Pedro 2:20

29. A Palavra de Deus sempre apresenta o bem, em contradição ao mal. Não há bem que não incomode o mal. Não há nenhuma possibilidade de concílio. Adotar um, implica em rejeitar o outro. Não cabem os dois em um só coração. Ou uma hora somos pelo bem ou pelo mal. Verifiquemos em Lucas 6:45 .

O homem bom do bom tesouro do coração tira o bem, e o mau do mau tesouro tira o mal; porque a boca fala do que está cheio o coração. 46 Por que me chamais Senhor, Senhor, e não fazeis o que vos mando?

30.Considere esta advertência da Palavra de Deus .

II Co 5:10." . . . Porque importa que todos nós compareçamos perante o tribunal de Cristo, para que cada um receba segundo o bem ou o mal que tiver feito por meio do corpo. 11 E assim, conhecendo o temor do Senhor, persuadimos os homens e somos cabalmente conhecidos por Deus; e espero que também a vossa consciência nos reconheça.

DESAFIO PESSOAL: Gostaria de desafiá-lo a refletir seriamente sobre este estudo e colocá-lo em prática no seu cotidiano. Que tal?

Marcadores: , ,

0 Comentários:

Postar um comentário

Assinar Postar comentários [Atom]

<< Página inicial